Antes de mais nada iremos entender qual é a função e para que serve o sistema de arrefecimento e, posteriormente, falaremos dos problemas frequentes que seus componentes podem apresentar e quais cuidados devem ser tomados.
A principal função do sistema de arrefecimento é manter o motor do veículo na temperatura ideal de funcionamento, sempre na faixa dos 90° Celsius. Além de dissipar o calor, se o sistema for mantido em perfeito estado de funcionamento, ele pode auxiliar na redução de consumo de combustível e das emissões de poluentes. Assim, as mudanças de temperatura acabam influenciando na quantidade de combustível injetado devido ao gerenciamento eletrônico do motor.
Na década de 80, o tipo de sistema de arrefecimento mais comum era o sistema aberto. Atualmente, o tipo mais comum é o sistema de fluxo fechado e pressurizado, sendo sua principal função não deixar que a água do motor evapore.
Para encerrar essa primeira parte, vamos te apresentar os componentes que fazem parte do sistema:
- Mangueiras
- Radiador
- Ventoinha
- Bomba d’água
- Reservatório de expansão
- Válvula termostática
- Líquido de arrefecimento
Manutenção do Sistema de Arrefecimento
Em primeiro lugar vamos falar do líquido de arrefecimento por se tratar do passo mais importante do processo de manutenção do sistema de arrefecimento. Sendo assim, vale ressaltar que sua principal função é manter o sistema protegido contra sua ação corrosiva, o que pode ocasionar a oxidação dos metais que estão em contato com a água. E assim, manter limpo o sistema de galerias e bombas.
Para que o seu rendimento seja satisfatório, o líquido deve ser diluído em água desmineralizada seguindo as proporções:
- 50% por água desmineralizada
- 50% por aditivo a base de etileno glicol
Contudo, o prazo para a troca do fluido é sempre determinado pelo fabricante, ou podemos considerar um tempo médio de um 1 ano ou 30.000 KM, o que vier primeiro. Mas não é somente o líquido que deve ser verificado, os demais componentes também devem ser inspecionados pois podem apresentar problemas ou falhas.
Veja também sobre Manutenção preventiva: Economia e benefícios.
Problemas frequentes nos componentes
Mangueiras ressecadas que não suportam a pressão do dia a dia e rasgam
Um dos problemas mais comuns é o ressecamento do material impedindo o seu correto funcionamento, que é levar água até o motor
Bomba d´água com vazamento
Barulhos e vazamentos por baixo do veículo podem indicar problemas na bomba d´água, que tem como função o envio de água até o motor. Além disso, é um item vital para o funcionamento do sistema de arrefecimento. Ao enfrentar problemas, o motor para de receber a água e irá aquecer.
Importância da tampa
A tampa do radiador está localizada no reservatório de maneira bem visível. E conta com válvulas calibradas para suportar a pressão da água quente. Em caso de falhas, a água será liberada pelo dispositivo em forma de vapor, o que fará com que o nível de água fique abaixo do ideal para resfriar o motor. Atente-se ao prazo de troca da tampa.
Reservatório de expansão de plástico que racha
A principal causa de rachadura no reservatório é o ressecamento de suas paredes, a instabilidade ou variação de pressão que o sistema sofre por falta de revisão preventiva ou corretiva impacta diretamente na vida útil do reservatório. Dessa forma, é imprescindível estar atento a data de validade e qualidade do aditivo e manter as revisões sempre em dia.
Agora que já sabemos quais são os problemas mais frequentes que podem ocorrer nos componentes do sistema, vamos falar dos cuidados que devemos ter para evitar possíveis problemas e falhas.
Cuidados com o sistema de arrefecimento
Verifique o manual do proprietário do veículo e conheça o sistema
Essa dica pode parecer obvia demais, mas é preciso estar atento a ela. Entretanto, a maioria dos motoristas não consulta o manual do proprietário e, com isso, não tem conhecimento das recomendações do fabricante e nem dos prazos para manutenção e revisão do veículo.
Dessa forma, é fundamental consultar o Manual para saber as especificações próprias do seu veículo e, também, saber o exato momento de realizar as manutenções e revisões.
Além disso, é essencial verificar regularmente todos os componentes do sistema: mangueiras, radiador, ventoinha, bomba d’água, reservatório de expansão, válvula termostática e o líquido de arrefecimento (como mencionamos anteriormente).
Fique atento ao painel
Os veículos apontam, em seu painel, diversos sinais de que algo pode estar errado. Por exemplo, nele podemos visualizar o termômetro que indica as condições do sistema de arrefecimento. O ponteiro não deve chegar perto do vermelho, quando a temperatura estiver acima do ideal.
Caso isso ocorra, recomendamos parar imediatamente o veículo. Caso contrário, o risco de o motor fundir é imenso e isso pode trazer um enorme prejuízo para o seu bolso.
Fique de olho em vazamentos e entupimentos
Qualquer vazamento ou entupimento pode causar sérios danos a todo o sistema, porém esse é um problema muito fácil de ser detectado. Ou seja, basta ficar de olho no líquido do reservatório para verificar se ele apresenta qualquer sinal de ferrugem. O acúmulo de ferrugem pode atingir as colmeias do radiador e causar seu entupimento e, assim, impedir a circulação de água. Isso fará com que a temperatura do motor suba, podendo causar danos mais graves.
Assim como poça d´água embaixo do veículo, também, pode ser um sinal de vazamento no sistema. Porém, precisamos identificar se essa água sai do dreno ou do sistema de ar condicionado do veículo.
Atenção especial a colmeia do radiador
A colmeia do radiador fica localizada na parte frontal do veículo, estando mais sujeita a sofrer com danos. Uma colisão frontal no veículo pode condená-la por completo.
Por outro lado, aconselhamos mantê-la sempre limpa para assegurar seu bom funcionamento e o prolongamento de sua vida útil. Caso passe por locais de terra, evite que o barro se acumule nela. Limpe os componentes sempre de dentro para fora do motor, esse processo pode ser realizado com o auxílio de uma mangueira.
Por fim, pudemos perceber com este artigo que o sistema de arrefecimento exige cuidados e manutenções regulares. Caso queira saber mais sobre esse assunto, acesse a plataforma EngraxaMente (criada pela IRB Automotive), e faça o curso online gratuito sobre o Sistema de Arrefecimento.