Em primeiro lugar, é importante conhecer alguns aspectos relacionados as gerações dos rolamentos e, na sequência, falaremos sobre a tecnologia dos rolamentos com ABS.
As peças que compõem os veículos estão em constante processo de evolução para poder seguir as tendências tecnológicas da indústria automotiva. E seguindo essa premissa, no artigo de hoje, vamos falar dos rolamentos de roda desenvolvidos para veículos equipados com freios ABS, que estão em sua terceira geração. Hoje, o ABS é mais um dos sistemas que fazem parte do pacote tecnológico dos veículos que evoluiu com grande relevância. Em outras palavras, ele permite ao motorista, em uma situação de frenagem mais forte, ter o controle do veículo e de sua trajetória. Desde o seu surgimento, o ABS já salvou incontáveis vidas, além de diminuir o risco de acidentes fatais.
Leia também sobre: A importância da lubrificação dos rolamentos
Quando falamos das gerações dos rolamentos, muitas pessoas podem pensar que a primeira geração está obsoleta em relação a terceira. Entretanto, é um equívoco pensar dessa forma. As gerações foram se aperfeiçoando para atender as exigências do mercado em relação aos modelos dos veículos, já que cada qual requer componentes específicos para que possam apresentar seu máximo desempenho.
Diferença entre as gerações dos rolamentos
A diferença básica entre as gerações está relacionada ao conjunto de alguns componentes da suspensão como: o rolamento e o cubo de roda. A primeira geração inclui unidades de rolamentos com dupla carreira de esferas de contato angular ou dupla carreira de rolos cônicos montados juntamente com o anel externo duplo e circuito ABS.
Para este tipo de rolamento não é necessário o ajuste de folga na linha de montagem, pois a folga axial inicial é pré-definida para receber a pré-carga e adequar-se à faixa especificada. Além disso, recebem placas especiais de vedação que eliminam a necessidade da aplicação de retentores externos e evitam o vazamento de graxa e a entrada de impurezas, o que pode danificar todo o conjunto.
Agora, falando sobre os rolamentos com ABS, vale mencionar que as vedações possuem uma placa magnética integrada, chamada de Enconder, que funciona como gerenciamento das velocidades das rodas de veículos com freio ABS.
Todavia, esse é um componente que requer muito cuidado, a montagem incorreta pode ocasionar falhas prematuras. Sendo assim, deve-se ter muita atenção no processo de substituição do mesmo. Em muitos casos, quando o cubo apresenta desgaste ou problemas eles são reaproveitados, entretanto, o correto é a substituição do mesmo para que o desempenho do rolamento não seja comprometido.
Segunda e terceira gerações dos rolamentos
O elemento distintivo dos rolamentos de segunda geração é a presença de uma flange no anel externo com parafusos que permitem uma rápida instalação. A integração da flange da roda trouxe muitas vantagens para a montagem do rolamento e facilitou a vida do nosso amigo reparador. Além de proporcionar benefícios também para o cliente, minimizando o número de componentes necessários para a troca do rolamento.
Os rolamentos da terceira geração podem ser distinguidos por apresentarem duas flanges, uma sobre o anel externo e a outra sobre o interno, em suas extremidades. Assim, integrando as funções de fixação dos chassis e do disco de freio e do aro.
Em se tratando de rolamentos para veículos com ABS, a segunda e terceira gerações apresentam a mesma tecnologia, porém, o Encoder magnético pode ser integrado à vedação ou até mesmo em componentes internos do rolamento, dependendo do seu formato.
Conheça os principais itens IRB que contam com a tecnologia ABS
Rolamentos Duplos com ABS:
- IR18058: Nissan KICKS / LIVINA / MARCH / VERSA
- IR18098: Land Rover EVOQUE – Honda NEW CIVIC / ACCORD
- IR18154: Chevrolet ONIX / COBALT / PRISMA
- IR18379: Honda CITY / FIT
- IR18504: Mercedes Benz GLA 45/200/250 / CLA 45/180/200/250 / B200
- IR18626: Fiat PALIO / SIENA/ STRADA
Por fim, com este artigo pudemos conhecer a tecnologia que envolve os rolamentos com ABS. Para saber mais sobre esse assunto acesse a plataforma de cursos online gratuitos EngraxaMente e faça o curso sobre o Sistema ABS.