Antes de mais nada é importante que você saiba o que é e qual a função da graxa para rolamentos. Todos os lubrificantes pastosos ou de alta viscosidade levam o nome de graxa lubrificante. São compostos por combinações de óleo mineral ou sintético, agentes espessantes e aditivos.
Entretanto, esse produto tem um papel fundamental diretamente ligado ao bom funcionamento e durabilidade dos rolamentos automotivos. Porém, a alta performance somente é alcançada com a utilização da graxa adequada e de boa qualidade.
Para cada veículo existe um tipo diferente de rolamento como, por exemplo, os de esferas, roletes cônicos ou cilíndricos e de agulhas. Porém, há algo em comum entre eles: todos necessitam de lubrificação.
Alguns modelos são vedados e fabricados com a graxa interna, que é aplicada antes da vedação. Já outros necessitam que o produto seja aplicado por um profissional. E para este caso, os rolamentos IRB Automotive já vêm acompanhados com o sachê de graxa na medida do produto.
Leia também sobre: Importância da lubrificação dos rolamentos.
Função da graxa para rolamentos
Para que esse produto apresente um grau satisfatório de qualidade, ele deve cumprir alguns requisitos:
- Reduzir ou eliminar o atrito entre os componentes;
- Proteger contra ferrugem e corrosão;
- Evitar que poeira, água e outros contaminantes penetrem nas partes lubrificantes;
- Resistir a alto grau de carga e temperatura.
Contudo, não são todos os tipos de graxas, existentes no mercado, que cumprem os requisitos que asseguram o grau satisfatório de qualidade. Fique atento!
Tipos de graxas
Os diferentes tipos de graxas são classificados de acordo com o tipo de agente espessante que é encontrado em sua composição. Bem como, cada um deles possui suas características próprias.
- Graxa a base de cálcio
Possui uma excelente solidez e estrutura macia, além de ser resistente a água. Porém, possui um baixo ponto de gotejamento, o que em temperaturas muito altas se dissolve. E faz com que o óleo básico saia de seu ponto de lubrificação.
- Graxas sintéticas
Nesta categoria estão todas as graxas lubrificantes compostas por óleos sintéticos, que não corroem facilmente como as de óleo mineral, além de possuir uma ampla gama de aplicações. Por outro lado, apresenta pouca resistência ao atrito em baixas temperaturas.
- Graxa a base de Lítio
Possui uma estrutura macia, assim como a graxa a base de cálcio. E cumpre todos os requisitos que asseguram seu grau satisfatório de qualidade. Além disso, apresenta alta aderência a superfícies metálicas e suporta grandes variações de temperaturas.
Contudo, a IRB Automotive utiliza a graxa MobilGrease XHP 222 em todos os seus rolamentos. Sua estrutura é de composto de lítio proporcionando excelente desempenho e alta durabilidade.
Acesse esse link para conferir alguns depoimentos de grandes empresas que estão utilizando a graxa MobilGrease XHP 222.
Por fim, com esse artigo pudemos conhecer os diferentes tipos de graxa e suas características.
E caso você queira aprender mais sobre manutenção e reparação automotiva, acesse a plataforma EngraxaMente, desenvolvida pela IRB Automotive, e faça os cursos online disponíveis. São totalmente gratuitos e com emissão de certificado.