Além da lubrificação inadequada, quais são as principais falhas que os rolamentos podem apresentar?
Existem estudos que nos mostram isso. E, segundo eles, a lubrificação inadequada é o principal causador de falhas nos rolamentos, com um percentual de aproximadamente 36%.
Entretanto, a principal função da lubrificação é proteger as partes móveis e, assim, reduzir o atrito direto entre a pistas e os corpos rolantes. Dessa forma, é possível prevenir o desgaste prematuro e prolongar a vida útil do componente.
Continue lendo, a seguir iremos mostrar quais são as principais falhas nos rolamentos e como calcular a quantidade correta de graxa.
Principais falhas nos rolamentos
Como você pode ver na imagem, segundo estudos, existem algumas falhas recorrentes nos rolamentos. Contudo, muitas delas acontecem por falta de manutenção e cuidados com o veículo e seus componentes.
Lubrificação inadequada – 36%
Esse tipo de falha engloba algumas atividades:
- Lubrificante de má qualidade;
- Período de relubrificação inadequado;
- Quantidade de graxa aplicada inadequada.
Em suma, essas atividades podem acarretar uma maior incidência de quebras do rolamento comprometendo a segurança do veículo e dos seus passageiros. Além de gerar gastos desnecessários com o retrabalho e substituição do componente.
Leia também sobre Graxa para rolamentos: Saiba qual utilizar
Desalinhamento – 20%
Um conjunto mecânico para funcionar perfeitamente precisa estar devidamente alinhado, balanceado e lubrificado. Esses itens são básicos.
Caso sejam negligenciados, os componentes irão logo denunciar.
Contaminação – 19%
Apesar de ser algo comum de acontecer, a contaminação do lubrificante é algo extremamente prejudicial a vida útil dos rolamentos.
Entretanto, isso deve ser algo a ser prevenido e não remediado, como acontece na grande maioria dos casos.
Vale a pena investir em um sistema de blindagem, filtros especiais, sistemas de filtragem de lubrificante off-line e outros componentes que protejam a vida útil do lubrificante e consequentemente do rolamento.
Erros de montagem – 18%
A montagem dos rolamentos é um trabalho que exige precisão quase que cirúrgica. Os métodos de instalação devem ser avaliados da seguinte forma:
- As medidas do eixo ou do alojamento do rolamento devem ser ajustadas com a folga apontada na tabela;
- As ferramentas utilizadas na montagem devem ser apropriadas.
Armazenagem e manuseio inadequados – 6,2%
A maioria dos rolamentos são recobertos com uma camada de óleo protetivo contra a oxidação antes de serem empacotados e transportados. Sendo assim, o ideal é que você os armazene em suas embalagens originais.
O local para armazenagem deve ser livre de poeira, umidade, vibrações e calor. E a temperatura deve ficar entre 6 e 25°C.
Contudo, aconselhamos armazenar os rolamentos na horizontal. Deixe-os sempre deitados e apoiados em toda sua circunferência. Além disso, é importante inverter anualmente as posições das faces de apoio.
Como calcular a quantidade correta de graxa
A fórmula para se calcular a quantidade de graxa para a lubrificação é baseada nas dimensões dos rolamentos. Confira abaixo:
G = 0,005 x D x B
G = quantidade de graxa, em gramas
D = Diâmetro externo do rolamento, em mm
B = largura do rolamento, em mm ( = H, para rolamentos axiais)
Exemplo:
Q = 0,005 x 37 (mm de largura) x 74,04 (mm de diâmetro externo)
Q = 13,697 grs.
Ou seja, aproximadamente 14 a 15 gramas de graxa.
Por fim, convidamos você a fazer os nossos cursos online e gratuitos EngraxaMente. São 13 cursos disponíveis sobre manutenção e reparação automotiva. Venha se tornar um especialista com a gente!