A manutenção periódica é uma das regras principais para manter seu carro sempre seguro, e apesar da lista ser bastante extensa é de responsabilidade do motorista manter sempre tudo em dia. Inclusive a luz do ABS, que pode acender e apagar intermitentemente, é uma situação comum.
Desde o nível de óleo até as pastilhas de freio, tudo deve ser sempre anotado e avaliado se e quando precisam ser substituídos ou reabastecidos. Mas, saiba que o carro também pode dar sinais sonoros e visíveis de alguns itens, como os com freio ABS, quando a luz acende ou começa a piscar.
Por mais experiente que o motorista possa ser, é importante sempre ter atenção especial a esses pontos, portanto no artigo de hoje, vamos falar mais sobre esse problema, o que pode significar no seu veículo e como resolver.
Como identificar a luz do ABS no painel?
Em 1º de Janeiro de 2014, o sistema ABS se tornou um dispositivo de segurança obrigatório. Esse sistema possibilita que num momento de parar o carro de forma brusca ou ainda numa superfície que não possui coeficiente de atrito (aderência), o freio funcione de forma equilibrada e segura. Dessa forma, proporcionando mais confiabilidade para o motorista e seus passageiros.
A luz é inconfundível, geralmente é um círculo com as letras “ABS” no centro e possui uma luz amarela ou laranja, chamando o máximo de atenção de quem conduz o veículo.
Quando a luz do ABS acende significa que estou sem freio?
Pode ficar tranquilo! Quando a luz acende não significa que seu freio está falhando, pode ser que ABS sofreu alguma pane ou não está funcionando adequadamente. Isso ocorre porque o ABS faz parte do sistema de freio, mas não é apenas ele e possui outros fatores que garantem a segurança do veículo.
O que pode ocorrer nessa situação é apenas que, num momento em que você pisar no pedal para frear o veículo, ele agirá da forma convencional, tracionando de vez as rodas para parar o carro, enquanto no ABS esse processo acontece de forma gradual e mais confortável.
O que fazer quando a luz do ABS acender?
Primeiro verifique se a luz fica fixa ou se depois de um tempo ela se apaga. Isso porque, em alguns carros com sistema elétrico, a luz apenas acende no momento da “partida” do automóvel e depois se mantem apagada.
Caso ela permaneça acesa, dirija com cautela e procure seu mecânico o mais breve possível, ele avaliará quais medidas tomar para correção do problema. Vale lembrar que há outros motivos para a luz aparecer, são eles:
- Sensores do ABS
- Anéis dentados/magnéticos do ABS
- Cabos ou fichas do ABS
- Fusível
- Avaria interna no sistema ABS
Como prevenir problemas no ABS
Além da manutenção periódica e preventiva, fique atento aos barulhos ao frear e troque com a frequência correta as pastilhas de freio do seu carro.
Agora que você já sabe o que fazer quando a luz do ABS acender, previna-se. Acrescente sempre a revisão desse item e conduza o veículo sempre com segurança.
Acesse o site da IRB Automotive e conheça o portfólio completo de peças para seu carro.
Visite também nosso Instagram e tenha acesso a muitos outros conteúdos automotivos. Caso queira conhecer mais sobre manutenção e reparação automotiva, acesse nossa plataforma de cursos online e gratuitos EngraxaMente.