A princípio, vale mencionar que em certas situações a trepidação no pedal de freio pode ser normal e em outras não. O importante é saber identificar onde está o problema para que você possa agir da maneira correta.
Trepidação no pedal de freio ABS
Primeiramente vamos explicar o que é o freio ABS – Sistema de freio antitravamento. O ABS é um mecanismo de frenagem (travagem) que evita que as rodas se bloqueiem (travem), quando o pedal de freio for acionado bruscamente, e entrem em derrapagem deixando o automóvel sem aderência a pista. Dessa forma, evita-se o descontrole do veículo sendo possível desviar de obstáculos enquanto se freia.
Quando o monitoramento eletrônico do ABS percebe que a roda está prestes a travar, retira-se a pressão do pedal, mandando o fluido de freio de volta ao reservatório. O retorno desse fluido faz com que o pedal do freio suba no sentido contrário ao da pressão que está sendo exercida sobre ele. E como esse ciclo se repete várias vezes por segundo o condutor sente a trepidação. Mas isso não é motivo de preocupação pois se trata de uma característica normal do funcionamento do sistema.
E, agora, vamos te dar uma dica! Caso seja necessário acionar o freio rapidamente ou bruscamente, o importante é permanecer com pé no pedal pelo período que for necessário mantendo a pressão mesmo com incomodo da trepidação. Certo?
Leia também sobre: Rolamentos com ABS, conheça essa tecnologia.
Quando a trepidação é sinal de problema?
Temos que ficar atentos quando a trepidação no pedal ocorre em veículos com freio a disco ou mesmo em freio ABS, porém em freadas normais (não bruscas). Aí sim pode ser um sinal de problema.
Muitas vezes a trepidação ocorre por conta de defeitos no sistema de freio. Neste caso, deve-se averiguar e reparar o mais breve possível devido a sua importância para a segurança do condutor e passageiros.
Veja 3 problemas que são comuns acontecer e FIQUE ATENTO:
Disco empenado
O problema pode estar no desgaste excessivo do disco ou a medida pode não estar de acordo com a especificação do fabricante, levando ao superaquecimento e empenando o disco.
Acomodação da pastilha
Pastilhas novas podem levar um tempo de uso para assentarem totalmente. Dessa forma, a pastilha não toca no disco de forma homogênea podendo vibrar quando está em atuação e transmitindo essa vibração para o pedal.
Limpeza do disco novo
Os discos novos vêm acompanhados de um lubrificante para proteger seus componentes contra a corrosão. Contudo, esse lubrificante deve ser removido antes da instalação do novo disco. Caso não seja realizado esse processo, uma fina camada do lubrificante ficará alojada entre a pastilha e o disco provocando o contato incorreto entre eles.
E assim, pode haver a trepidação no pedal de freio. A trepidação irá cessar conforme o uso, porém, pode ocorrer até que o lubrificante saia totalmente do disco.
Por fim, com este artigo pudemos conhecer as causas da trepidação no pedal de freio e se isso é normal ou não. E para que você possa aprender mais sobre manutenção e reparação automotiva, a IRB Automotive desenvolveu o EngraxaMente. Trata-se de uma plataforma de cursos online, totalmente gratuitos e com certificado. São mais de 13 cursos disponíveis para que você possa se tornar um especialista em diversos diversos assuntos.