Antes de mais nada, é importante que você conheça brevemente a função do cubo de roda. Ele é responsável pela rolagem das rodas do veículo, ou seja, faz com que a junta homocinética transmita o torque adequado para as rodas e o coloque em movimento.
Entretanto, esse componente pode ser acoplado por meio de porcas e parafusos ao tambor de freio, formando uma única peça robusta e compacta.
Grandes empresas, como a IRB Automotive, produzem os cubos de roda em aço forjado que é uma liga metálica que se destaca por sua alta resistência, ao contrário do ferro fundido. Existe uma grande diferença entre esses dois materiais nos que diz respeito a qualidade.
Em tese, esse é um componente que deveria durar toda a vida útil do veículo. No entanto, existem alguns fatores que podem comprometer seu prazo de validade como, por exemplo, o desgaste prematuro ou a quebra.
Cuidados com o cubo de roda
Por se tratar de uma peça resistente e de longa vida útil, muitas vezes a ignoram quando é realizada a manutenção dos veículos e de outros componentes mecânicos como pneus, rodas, peças de suspensão, amortecedores dentre outros.
Contudo, é fundamental redobrar a atenção em algumas situações de direção que podem ocasionar danos a esse componente:
- Pancadas severas em altas velocidades
- Passar em buracos ou pistas com desníveis
- Choque da roda contra o meio-fio
- Contaminação e infiltração de água ocasionadas por trafegar em alagamentos
Problemas frequentes com os cubos de roda
Alguns sintomas e problemas graves poderão ser percebidos quando o cubo de roda estiver com defeito ou for aplicado de forma incorreta. Todavia, é importante se atentar e saber identificar a causa.
Vibração no volante
Vibrações no volante não são normais, principalmente, quando isso ocorre em baixas velocidades e o problema se agrava conforme a aceleração do veículo. Pode ser um sinal evidente de que o cubo de roda esteja danificado em decorrência da falta de manutenção ou problemas com o rolamento de roda.
Atente-se, também, a instabilidades no volante. Caso sinta ele solto, especialmente ao fazer curvas, pode ser um outro sinal de alerta.
Barulho estridente no pneu ou roda
O rolamento de roda, que fica localizado dentro do conjunto do cubo de roda, exige alguns cuidados de manutenção para o seu perfeito funcionamento.
Alguns fatores como, por exemplo, a falta de lubrificação, desalinhamento ou rachaduras nesse componente poderão ocasionar danos ao cubo. E neste caso, você poderá perceber um barulho estridente na roda do veículo.
Som de toque de metal nas rodas
Quando a pinça de freio se move, ela toca a parte superior das rodas enquanto o veículo se movimenta e aumenta de velocidade. Esse toque pode provocar um barulho de metal com metal, semelhante a um clique.
E, neste caso, o problema também poderá estar no conjunto de cubo de roda.
Excesso de torque
É fundamental aplicar o torque recomendado pela montadora do veículo e apertar corretamente os parafusos que fixam a roda ao cubo. Assim, você poderá evitar o empenamento do conjunto.
Além disso, o torque incorreto pode acarretar o superaquecimento dos rolamentos, o que levará ao travamento do conjunto do cubo de roda ou faça com que ele se solte. Assim, o condutor corre o grande risco de perder o controle do veículo e provocar um grave acidente.
Em geral, a principal razão para os danos sofridos no cubo de roda é o desgaste do rolamento. Para evitar esses problemas, é importante que você realize a manutenção preventiva de todos os componentes.
Isso fará com que você não tenha gastos inesperados e, além disso, não cause acidentes.
Leia também sobre Manutenção Preventiva: Economia e benefícios
Por fim, com esse artigo pudemos conhecer os principais sintomas de falhas no cubo de roda e os cuidados que podemos ter. Faça os cursos EngraxaMente, online e gratuitos, para que você possa aprender muito mais sobre manutenção e reparação automotiva.