O verão chegou e com isso as temperaturas estão nas alturas em muitas regiões do Brasil. Mas o que poucos sabem é que esse calor todo pode comprometer a mecânica e outros sistemas dos veículos.
Entretanto, os veículos comercializados no Brasil são testados e estão preparados para enfrentar as altas temperaturas. Mas, em contrapartida, a falta de manutenção e cuidados, assim como os excessos, podem comprometer o bom funcionamento de alguns sistemas.
Então, confira nossas 05 dicas para manter o seu veículo bem cuidado nesse verão:
MOTOR
Nos veículos com alta quilometragem todo cuidado é pouco, pois aumenta a chance de o motor sofrer superaquecimento.
Todavia, é importante ficar atento caso o veículo apresente baixa potência ou queima excessiva de óleo, pode ser sinal de problemas maiores. Portanto, não é uma boa ideia trafegar em trânsito pesado ou subir a serra com o veículo nessas condições, especialmente em dias de muito calor.
Está aí a importância de verificar o motor e realizar a revisão!
- Temperatura do motor
Não podemos esquecer da temperatura ideal de funcionamento do motor. Ou seja, é imprescindível que você fique de olho no marcador de temperatura do painel do veículo, ou na luz de advertência.
Cada veículo possui uma temperatura ideal, porém a média para a maioria dos modelos varia de 90 a 97 graus.
Mas fique de olho no ponteiro, ok? Caso ele se aproxime demais da marca vermelha, recomendamos que você encoste o veículo pois o motor pode estar a ponto de superaquecer.
Contudo, o ideal é que o ponteiro esteja sempre no meio, ou abaixo do meio, do marcador.
ARREFECIMENTO
É importante que o sistema de arrefecimento receba ar externo para ajudar no resfriamento. Caso a temperatura esteja muito alta, o sistema pode estar com problemas.
Dessa forma, o ideal é que você realize a verificação e manutenção de alguns componentes para manter o sistema em condições ideais de funcionamento.
Para isso, verifique a bomba d´água, o estado das mangueiras, a válvula termostática e o radiador. E lembramos que caso o radiador esteja sujo ou amassado, tais situações podem comprometer a passagem do ar e o resfriamento da água.
Leia também sobre Sistema de Arrefecimento: Possíveis falhas e cuidados.
- Aditivo
O aditivo tem a função de proteger o veículo contra a corrosão do sistema impedindo que a água ferva e entre em ebulição em lugares quentes. Ou que congele em lugares de frio extremo.
O correto é utilizar 50% de água DESMINERALIZADA e 50% de ADITIVO. Jamais utilize água de torneira!
Todavia, o proprietário deve ficar atento a manutenção do sistema de arrefecimento. O ideal é realizá-la a cada dois anos ou 30 mil quilômetros, em condições normais de uso.
Já para os veículos que trafegam em regiões de muita poeira, areia ou minério é recomendado um período mais curto.
AR CONDICIONADO
Em dias de muito calor é comum o uso excessivo do ar condicionado, elevando o consumo de energia do veículo. Assim, aconselhamos que você verifique a bateria e o alternador. Ambos precisam estar em boas condições.
Para que o ar funcione adequadamente e não gaste energia desnecessária, além de forçar o sistema, é importante verificar também o gás e o filtro.
PINTURA
Você sabia que dependendo da cor do veículo ele pode absorver de forma mais intensa os raios solares?
É o caso das cores mais escuras, como o preto, que irradiam o calor absorvido para o interior da cabine. Com isso, as pessoas que possuem veículos dessa cor sentem um abafamento mais intenso dentro do veículo.
Já as cores mais claras refletem os raios solares. Assim, será possível perceber a diferença ao estacionar o veículo ao sol.
A temperatura no interior de um veículo de cor escura pode ultrapassar 10 graus em comparação com um veículo de cor branca.
REVESTIMENTO INTERNO
Hoje em dias os veículos são fabricados para suportar as altas temperaturas do verão, porém alguns modelos não oferecem um acabamento de qualidade. Dessa forma, caso fique muito tempo exposto ao sol, o plástico pode sofrer danos como, por exemplo, esbranquiçamento em decorrência de queimaduras ou trincas.
O tecido, que reveste os bancos, também pode sofrer danos. O ideal, neste caso, é proteger o veículo e estacionar na sombra.
Para finalizar, vamos te dar uma última dica: antes de transitar com o veículo, que ficou bastante tempo exposto ao sol, deixe o ar circular um pouco abrindo as portas e janelas.
A alavanca do câmbio e o volante podem estar muito quentes dificultando a direção e até colocando em risco a segurança do condutor e dos passageiros. Fique atento!
Gostou das dicas? Aproveite para conhecer o EngraxaMente – plataforma online de cursos gratuitos sobre manutenção e reparação automotiva, criada pela IRB Automotive.