Primeiramente, é importante que você saiba o que é e quais são as funções do sistema de arrefecimento. E na sequência, falaremos sobre a tecnologia do radiador brasado e expandido.
O sistema de arrefecimento tem a função de manter o motor do veículo na temperatura ideal de funcionamento, que é sempre na faixa de 90° Celsius.
Além da função de dissipar o calor, ele pode auxiliar também na redução de consumo de combustível e das emissões de poluentes, desde que o sistema esteja em perfeitas condições de funcionamento.
Dessa forma, as mudanças de temperatura acabam influenciando na quantidade de combustível injetado devido ao gerenciamento eletrônico do motor.
Na década de 80, o tipo de sistema de arrefecimento mais comum era o sistema aberto. Atualmente, o tipo mais comum é o sistema de fluxo fechado e pressurizado.
Leia também sobre: Sistema de Arrefecimento – Possíveis falhas e cuidados
Um dos principais componentes do sistema de arrefecimento é o radiador, que é o assunto principal deste artigo.
Função do Radiador
O radiador é o componente responsável por fazer a troca térmica do sistema. Assim, sendo capaz de manter a temperatura do líquido de arrefecimento. Em outras palavras, o radiador tem a função de impedir que o motor superaqueça e, com isso, prejudique seus componentes internos e seu desempenho.
Os núcleos dos radiadores nos veículos de passeio atuais são fabricados quase que, exclusivamente, em alumínio por questões de peso e custo. Esse tipo de material está cada vez mais sendo utilizado, também, em radiadores para uma grande variedade de veículos comerciais e caminhões no mundo todo.
Entretanto, existem duas configurações básicas, ou “tecnologias”, de montagem dos radiadores:
- Radiadores soldados ou brasados;
- Radiadores unidos ou montados mecanicamente “tecnologia mecânica”.
Radiador Brasado
Os radiadores brasados são formados por tubos que possuem turbilhonadores. Os turbilhonadores efetuam com precisão e eficiência a troca térmica. E, além disso, eles possuem também a função de filtro deixando passar apenas o ar.
Contudo, nesse tipo de radiador os tubos, aletas e coletores em alumínio têm em sua superfície um elemento denominado “clad”. Trata-se de uma liga de alumínio que se funde numa temperatura menor que a temperatura de fusão do alumínio.
Assim, é necessário manter os subconjuntos (ou núcleos de aletas, tubos e coletores) organizados sobre um berço de brasagem. E coloca-los em fornos especiais para fusão do “clad”.
Nos radiadores brasados a fixação é feita por meio da solda de “clad” entre as superfícies de contato. Diferentemente dos radiadores de tecnologia mecânica, onde os tubos são fixados às aletas por expansão mecânica.
O radiador brasado apresenta um desempenho térmico superior ao mecânico de mesma dimensão, sendo utilizado em veículos com motorização acima dos 1.600cm3. O custo de fabricação de um radiador brasado é superior ao mecânico.
Radiador Expandido ou Mecânico
Os radiadores de fabricação mecânica, com tubos e aletas, são utilizados no processo de refrigeração de motores de menor potência ou com bastante espaço disponível para a sua instalação.
As aletas estampadas (montadas em torno de tubos redondos, ovais ou ovais chatos) formam a grade de arrefecimento. As aletas, fixadas nos tubos por interferência mecânica, são corrugadas ou entalhadas nos ângulos retos na direção do fluxo de ar.
Esse tipo de configuração apresenta um menor custo de fabricação e uma menor eficiência, sendo por isso geralmente utilizada para aplicações com motores de menor potência (1.000 cm3 a 1.600 cm3).
O segredo da tecnologia do Radiador Brasado para o Expandido
Após muito empenho de sua equipe de Engenharia/Técnica, a IRB Automotive trouxe a tecnologia do radiador brasado para o expandido/mecânico em alguns itens do seu portfólio.
A IRB é uma empresa focada em tecnologia com o intuito de proporcionar facilidade aos consumidores e maior desempenho e durabilidade de seus produtos.
Por fim, para você que quer se especializar no setor de manutenção e reparação automotiva e alavancar a carreira, estão disponíveis na plataforma EngraxaMente 13 cursos que você pode realizar sem sair do conforto da sua casa e sem gastar 1 centavo.
Faça já e adquira o seu certificado!