Primeiramente, vamos relembrar qual é a função do cubo de roda antes de falar sobre sua composição (aço forjado ou ferro fundido).
Os cubos de roda têm a função de fazer a junta homo cinética transmitir o torque adequado para as rodas do veículo e colocá-lo em movimento. E estão presentes tanto em veículos leves e utilitários quanto em veículos pesados.
Leia também sobre Cubo de Roda: Cuidados e Problemas frequentes.
É um componente essencial e de extrema importância para os veículos, porém, existe uma questão que você deve observar para que ele apresente a alta durabilidade e o desempenho esperados. E aqui estamos falando da sua composição.
Contudo, você encontra no mercado cubos de roda desenvolvidos com dois tipos diferentes de matéria-prima: o aço forjado e o ferro fundido. Porém, eles apresentam grandes diferenças entre si como, por exemplo, o processo de fabricação.
Continue lendo para saber mais sobre esse assunto.
Cubo de roda: AÇO FORJADO
O aço forjado, em seu processo de fabricação, é aquecido até que se torne maleável e, em seguida, o aço é pressionado e curvado para criar a forma desejada. Tal processo cria um aço mais forte que pode resistir a uma pressão mais elevada e mais resistente à deformação.
Todavia, o aço justamente por possuir menor teor de carbono é um material mais dúctil (flexível) e que, portanto, permite a sua modelagem através de processos como forjamento, laminação e extrusão.
Características dos cubos de roda fabricados em forjado:
- Alta durabilidade;
- Alta resistência a oxidação e impactos.
Cubo de roda: FERRO FUNDIDO
O ferro fundido é basicamente uma mistura de ferro com uma porcentagem de dois quartos de carbono e outros materiais que incluem o manganês, o silício e também pequenas quantidades de fósforo e enxofre. A fundição envolve a fusão do ferro em uma fornalha e, em seguida, ele é colocado dentro de um molde para criar a forma desejada.
Assim, tais caraterísticas tornam esse tipo de ferro em um material barato e de baixa versatilidade.
Características dos cubos de roda fabricados em ferro fundido:
- Menor durabilidade;
- Baixa resistência a oxidação e impactos.
Cubos de roda IRB Automotive
Antes de tudo, a IRB é uma empresa totalmente comprometida com a qualidade e segurança dos seus produtos. Para isso, conta com um Departamento de Engenharia focado em processos de desenvolvimento.
Além disso, a principal função desse setor é aplicar o DNA da marca em seus produtos. E assegurar que a fábrica cumpra os rigorosos processos de qualidade e segurança pré-estabelecidos.
A IRB Automotive possui os principais selos de qualidade do setor de reposição automotiva: ISO 9001/2015 e IATF 16949/2016.
Contudo, todos os cubos de roda IRB são fabricados em aço forjado para entregar o que há de melhor para os seus usuários. Não é à toa que o índice de garantia da empresa em 2020 foi de apenas 0,003%.
Por fim, acreditamos que esse artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre essas duas matérias-primas. E temos certeza que agora você já saber qual tipo de cubo de roda utilizar.
E caso você queira aprender mais sobre manutenção e reparação automotiva, acesse agora a nossa plataforma de cursos online e gratuitos EngraxaMente. Você pode adquirir aquele tão sonhado certificado em 13 diferentes cursos. Confira agora!