Primeiramente iremos enfatizar algumas questões e na sequencia falaremos da trizeta. Vale lembrar que é muito importante que os proprietários de veículos conheçam, nem que seja o básico, sobre os componentes que fazem parte do veículo e suas funcionalidades. Além disso, não é nada agradável ser pego de surpresa por um barulho ou trepidação que não se sabe de onde vem e que pode gerar gastos inesperados com o conserto.
Com o intuito de contribuir com essa questão, a IRB Automotive lançou o EngraxaMente. Trata-se de uma plataforma de cursos online, totalmente gratuitos, voltados para o segmento automotivo e que proporcionam aos motoristas uma excelente forma de aprender sobre os componentes dos veículos e como eles funcionam.
É, também, uma incrível ferramenta para os mecânicos que poderão utilizar o conhecimento adquirido para melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar o faturamento da oficina. Bem como para os vendedores e balconistas de Distribuidoras e Auto Peças que poderão melhorar a argumentação de vendas, a partir do momento que fizerem os cursos e virarem especialistas nos produtos que comercializam, e assim aumentar os seus resultados e produtividade.
Enfim, são diversos cursos disponíveis para todos que tiverem interesse em aprimorar o conhecimento e agregar valor ao seu negócio.
Para ter acesso aos cursos basta clicar neste link.
A importância da Trizeta para o veículo
Antes de falar da trizeta em si precisamos entender como funciona o semi-eixo. Em síntese, o semi-eixo é o componente responsável por realizar a transmissão do torque do câmbio para a homocinética, que recebe a força do motor para transferir as rodas ao passo que a marcha é engatada.
A Trizeta, que é acoplada ao garfo da tulipa, encontra-se no semi-eixo e trabalham de forma conjunta no sistema de transmissão do veículo. A tulipa é um item essencial pois é ela quem recebe o encaixe da trizeta, e caso apresente sinais de desgaste e esteja em más condições, pode comprometer o funcionamento do sistema como um todo.
Características e composição da Trizeta
As trizetas IRB possuem características específicas que proporcionam sua alta performance:
- Estrutura compacta
- Alto desempenho
- Menor peso
- Menor resistência contra o movimento desejado
- Maior capacidade de suportar torque
- Bom desempenho de ruído e vibração
Contudo, sua composição é a base de aço forjado oferecendo vantagens tais como: resistência mecânica equivalente aos aços de alta liga, densidade 10% menor que a de aços comuns, custo de aproximadamente 20% menor do que de outros aços.
Problemas frequentes com a Trizeta
Veja alguns fatores que podem comprometer a vida útil da trizeta e contribuir para a fadiga:
- Torque médio sofrido
- Percentual de torque baixo e alto
- Vida útil do veículo
- Velocidade média e distância de rodagem do veículo
Além disso, a trizeta pode apresentar desgaste natural com o passar do tempo e isso ocasionar uma “folga”, e tal situação pode ser a causa da ocorrência de ruídos. Em alguns casos, se houver desequilíbrio do semi-eixo, o problema pode causar trepidações e vibrações que serão sentidas na direção no veículo.
Além dos problemas já citados, pode ocorrer também a quebra da trizeta e, em casos piores, a quebra da tulipa. Contudo, esse é um acontecimento grave que pode acarretar sérios danos na caixa de marchas. A trizeta desgastada pode causar danos na tulipa, mesmo que isso não seja visível, e consequentemente em outros componentes. O recomendado, neste caso, é trocar todo o conjunto para evitar problemas e gastos maiores no futuro.
Por fim lembramos da importância de fazer a manutenção preventiva em seu veículo. Essa é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis e gastos inesperados com consertos.
Quer saber mais sobre outras linhas de produtos da IRB Automotive? Leia nosso artigo sobre como evitar contaminação nos Cubos de Roda e no Sensor ABS.